Reunião de Lula com Trump terá tarifaço, big techs e punição de ministros do STF na pauta

CRÉDITO BAND.COM.BR -> www.band.com.br/noticias/reuniao-de-lula-com-trump-tera-tarifaco-big-techs-e-punicao-de-ministros-do-stf-na-pauta-202510251019

Caso se confirme a reunião, esse será o primeiro encontro entre os dois desde o breve contato entre eles na Assembleia-Geral da ONU

Por Da redação

 

O presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump terão uma pauta cheia no encontro que deve ser realizado no próximo domingo, na Malásia.  Trump confirmou em coletiva o encontro. A reunião está prevista para acontecer no domingo (26), à margem da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Do lado brasileiro da reunião, está o tarifaço imposto unilateralmente pelo americano sobre os produtos brasileiros. Trump afirmou que uma eventual redução das  sobretaxas dependerá das “circunstâncias corretas”, sem detalhar prazos ou condições.

Lula já disse que que quer discutir com o presidente dos Estados Unidos a aplicação de punições do país norte-americano a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Já do lado dos Estados Unidos, especula-se que o interesse seja a possível regulamentação de big techs, incluindo moderação de conteúdo, que é mencionada por ministros do STF no Brasil. Além disso, temas como as terras raras e também o acesso ao mercado de etanol no Brasil são possibilidades de temas americanos na reunião.

Caso se confirme a reunião, esse será o primeiro encontro entre os dois desde o breve contato entre eles na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, em setembro.

Na ocasião, os dois se encontraram quando o presidente brasileiro deixava o palco e seu homólogo norte-americano seguia para fazer seu discurso.

O encontro foi breve, mas deixou boa impressão em ambos. Durante sua fala na Assembleia-Geral da ONU, Trump citou o rápido encontro com Lula, disse que o líder brasileiro parecia “ser um homem muito agradável” e que havia tido uma “química excelente” entre os dois.

Lula, em evento recente no Rio de Janeiro, brincou sobre a conversa que teve com Trump, e disse que “não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”.

“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã ainda vamos ter uma conversa de negociação”, disse.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Compartilhe nas Redes