Protesto de motoristas de ônibus bloqueia avenida Juscelino Kubitschek

CRÉDITO METRÓPOLES -> www.metropoles.com/sao-paulo/protesto-onibus-avenida-jk

Protesto de motoristas do serviço RTO bloqueia 2 faixas da Avenida Juscelino Kubitschek. Ato estaria relacionado a mudanças na EMTU

 atualizado 

Um protesto de motoristas de ônibus da Reserva Técnica Operacional (RTO) bloqueia duas faixas na Avenida Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (16/10).

“Agentes da CET monitoram a região, adotando as medidas operacionais necessárias”, afirmou a companhia.

O protesto estaria relacionado ao descontentamento com a mudança de regulamentação do serviço, que passou da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para a administração da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Em fevereiro deste ano, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) iniciou o processo de extinção da EMTU, responsável pelo transporte entre os municípios das regiões metropolitanas de São Paulo. Ao todo, o serviço abastece mais de 134 municípios do estado.

Em nota, a Artesp informou que a operação da RTO passa por um processo de transição gradual em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a descontinuidade do modelo por não ter origem em processo licitatório.

“Em razão da liquidação da EMTU, a SPI conduz o encerramento do serviço até o final de 2025, de forma planejada e coordenada com os operadores e o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT)”, afirmou a pasta.

Segundo a Artesp, a população continuará sendo atendida normalmente pelo sistema metropolitano regular, sem prejuízo às linhas antes complementadas pela RTO. “Todas as medidas adotadas visam assegurar segurança jurídica, transparência e continuidade do transporte público durante a fase de transição.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Compartilhe nas Redes