CRÉDITO METRÓPOLES ->www.metropoles.com/saude/anvisa-lote-glicose-medicamentos-radiofarmacos
Decisão foi tomada após desvio de qualidade e falhas nas Boas Práticas de Fabricação identificadas em inspeções
atualizado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do medicamento Glicose 25% Solução Injetável, fabricado pela empresa Samtec Biotecnologia Ltda. A medida, publicada nessa segunda-feira (6/10), também suspende a comercialização, a distribuição e o uso do produto.
Falhas em fabricação de radiofármacos
Além da glicose, a Anvisa suspendeu a importação de medicamentos radiofármacos produzidos pelos Laboratórios Bacon S.A.I.C.. A medida afeta todos os lotes fabricados a partir de 26 de setembro de 2025.
Os produtos atingidos pela decisão são: Neurobac, Ciprobac, Cloreto de Estanho, Disida, MAA, Pirofosfato, Linfofast, Fitato de Sódio, DTPA, Osteobac e Sestambi, todos com a denominação Radiofarma.
Radiofármacos são utilizados na medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de doenças. Durante inspeção realizada na empresa, a Anvisa constatou descumprimento das Boas Práticas de Fabricação para medicamentos estéreis em pó liofilizado.
Essas normas são essenciais para garantir que os medicamentos estejam livres de microrganismos como bactérias, fungos e vírus, e sua violação pode comprometer a segurança e eficácia dos tratamentos.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





